Embolia

      Embolia é a oclusão de um vaso sanguíneo ou linfático pelo transporte de fragmentos de trombo, gordura, gases ou outros corpos estranhos, a pontos distantes de sua origem.
O elemento anormal e insolúvel transportado pelo sangue ou linfa, responsável por tal obstrução, recebe o nome de êmbolo
Cerca de 99% dos êmbolos têm origem trombótica, constituindo o tromboembolismo e as formas mais raras de êmbolos (cerca de 1%) tem as seguintes origens : fragmentos ósseos ou de medula hematopoiética, fragmentos de placas ateromatosas, gotículas de gorduras, fragmentos de células tumorais, corpos estranhos como balas de arma de fogo, bolhas de ar ou nitrogênio, parasitas e líquido amniótico.
Os êmbolos se alojam em vasos que por serem pequenos demais não possibilitaram sua passagem, levando à oclusão parcial ou completa do vaso.


Tromboembolismo

Pode ocorrer tanto na circulação pulmonar como na sistêmica.  A embolia pulmonar é a forma mais comum de tromboembolismo e é uma das mais graves ocorrências.
O tipo de embolia que mais acomete a população é a Embolia Pulmonar, que ocorre quando um coágulo (trombo), que está fixo numa veia do corpo, se desprende e vai pela circulação até o pulmão, onde fica obstruindo a passagem de sangue por uma artéria. A área do pulmão suprida por esta artéria poderá sofrer alterações com repercussões no organismo da pessoa, podendo causar sintomas. Às vezes, mais de um trombo pode se deslocar, acometendo mais de uma artéria.

 
Os êmbolos pulmonares se originam em cerca de 95% dos casos de trombos das veias das pernas.
A conseqüência da embolia pulmonar depende basicamente das dimensões do êmbolo e do estado da circulação pulmonar. Os grandes êmbolos podem se alojar na emergência do ventrículo direito, nos ramos principais da artéria pulmonar ou na sua bifurcação. A conseqüência habitual desse tipo de embolia é a morte súbita.
Os êmbolos de tamanho médio não determinam lesões significativas em indivíduos sadios. Porém se a circulação pulmonar está comprometida, a embolia deste tipo vai determinar infarto pulmonar.
Os pequenos êmbolos podem ser clinicamente inaparentes, mas, quando múltiplos e repetitivos, podem comprometer a microcirculação pulmonar e determinar hipertensão pulmonar.

      

Tipos de embolia

            As embolias são divididas em 5 tipos distintos de acordo com a região de acometimento ou de acordo com a natureza do material embólico:
  • Embolia gasosa: As bolhas gasosas dentro da circulação podem obstruir o fluxo vascular como as massas trombóticas. O ar pode entrar na circulação durante os procedimentos obstétricos ou como consequência de lesão da parede torácica. Também pode ocorrer em indivíduos que são expostos a mudanças bruscas na pressão atmosférica. 
 
  • Embolia gordurosa: Se caracteriza pela presença de glóbulos de gordura na circulação sanguínea. Geralmente está relacionada com fraturas extensas de ossos longos. Os glóbulos de gordura ocluem vasos de microcirculação, principalmente em pulmão, cérebro, rins, pele e coração. Aumentam o volume quando estão em circulação e a adesão de plaquetas aos glóbulos de gordura pode aumentar o seu volume e causar trombose.


  • Embolia de medula óssea: Em casos de traumatismo ósseo são encontrados na circulação sanguínea fragmentos de medula óssea. Sendo freqüentes em pacientes que sofreram fratura de costela. 
 
  • Embolia de placas ateromatosas: Material proveniente da ulceração de grandes placas ateromatosas pode cair na circulação e se alojar em pequenas artérias sistêmicas, particularmente dos rins e do cérebro.

      • Embolia por líquido amniótico: Durante trabalho de parto tumultuoso, o líquido amniótico pode penetrar em seios venosos uterinos rompidos e embolizar.
       As conseqüências das embolias variam de acordo com o tipo de êmbolo e podem ser:
      • A obliteração sofrida pelo vaso pode não ser total e desse modo se estabelecem simples insuficiências circulatórias locais.
      • Uma vez detido o êmbolo pelo vaso, sobre aquele se desenvolve um trombo secundário, que muitas vezes o mascara.
      • Se a obstrução do vaso é total e a circulação colateral insuficiente, ocorrem infartos.
      • Se o êmbolo é purulento, aparecem os abscessos metastáticos.
      • Se os êmbolos são constituídos de bactérias patogênicas com vitalidade, surgem os focos sépticos secundários.
      • Se os êmbolos são de células cancerosas, surgem as metástases das neoplasias.

      Sinais e sintomas da embolia pulmonar

                  Os sinais e sintomas da embolia pulmonar incluem perda de fôlego sem explicação, dificuldade de respirar, dor no peito, tosse ou tosse com sangue. Arritmia (batimento cardíaco rápido e irregular) também pode indicar embolia pulmonar.
                  Em alguns casos, os únicos sinais e sintomas são aqueles relacionados à trombose venosa profunda, os quais incluem: inchaço da perna ou ao longo da veia na perna, dor ou sensibilidade na perna, sensação de calor na área da perna com inchaço ou sensibilidade, e pele vermelha ou descolorada na perna afetada. Também é possível ter embolia pulmonar sem apresentar nenhum sinal ou sintoma.




      Tratamento

      Os objetivos principais do tratamento da embolia pulmonar são:
      • Impedir que o coágulo sanguíneo cresça.
      • Impedir a formação de novos coágulos.
            O tratamento pode incluir remédios para afinar o sangue e diminuir sua propensão a coagular. Se os sintomas ameaçaram a vida, o médico pode dar ao paciente remédios para dissolver o coágulo mais rapidamente. Em ocasiões raras, o médico pode usar cirurgia ou algum outro procedimento para remover o coágulo.

      Atualidades

      Ficar muito tempo sentado aumenta o risco de embolia pulmonar

       Estudo publicado no British Medical Journal descobriu que mulheres que permanecem sentadas por longos períodos durante o dia são duas a três vezes mais propensas a desenvolver coágulos de sangue nos pulmões, quando comparadas a mulheres mais ativas. Os sintomas incluem dificuldades em respirar, dor no peito e tosse.  

      Fonte:http://www.minhavida.com.br/conteudo/13484-ficar-muito-tempo-sentado-aumenta-risco-de-embolia-pulmonar.htm

      Lipoaspiração x Embolia

      Uma das principais complicações que pode ocorrer por culpa da lipoaspiração é a embolia, a qual ocorre quando a gordura corporal se solta e entra no nosso sangue através dos vasos sanguíneos que são rompidos durante a cirurgia e estes pedaços de gorduras podem ficar presas nos vasos sanguíneos, podendo chegar ao pulmão e até mesmo no cérebro.